Sabores que invadem a memória

Excursão Piódão

24-02-2013 15:47

Excursão ao Piódão

Itinerário:

Data: (informarei em breve)

Preço: (Informarei em breve)

Saída Vila Nova de Gaia - 8:00

Coja (paragem para café) – 10:00 (30 min)

Coja - Benfeita (Centro de Interpretação da Paisagem Protegida da Serra do Açor) – 11:00

Fraga da Pena (visita á queda de água(1)) – 12:00 (1 hora)

Piódão (almoço(2)) – 13:30

Visita ao museu local – 15:00

Passeio pelas redondezas – 16:00

Saída do Piódão – 18:00

Chegada a Vila Nova de Gaia – 20:30

 

 

 

O nosso itinerário terá como principal destino a aldeia histórica do Piódão, localizada em plena Serra do Açor no Concelho de Arganil. Esta aldeia é marcante pelas suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descendo graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta íngreme serra, sendo por muitos apelidada de “aldeia presépio”.

 

 

 

 

 

No decorrer do nosso trajecto iremos passar por Arganil com destino a Coja para uma curta pausa para um café e de seguida iremos para Benfeita ao Centro de Interpretação da Paisagem Protegida da Serra do Açor. Tem a sua sede na Casa Grande, este equipamento tem competências na área do ambiente e turismo, bem como desenvolve trabalhos de gestão e conservação, promove actividades de educação ambiental, exposições temáticas, visitas guiadas e trabalhos científicos.

 

 

 

 

 

Posteriormente iremos fazer uma paragem no sítio da Fraga da Pena(1) onde iremos seguir a pé, em direcção ao barulho da água cujo ponto central do recinto é uma queda d’água, com duas ou três dezenas de metros de altura.

Seguiremos por fim para o Piódão(2), iremos visitar o Núcleo Museológico do Piódão e finda esta visita iremos dar uma caminhada por esta aldeia tão agradável, pitoresca e genuína da Serra do Açor.

 

 

 

 

(1) Faremos paragem na Fraga da Pena se as condições meteorológicas o permitirem.

(2) O almoço será num restaurante, no Piódão á vossa escolha ou se preferirem pic-nic poderão fazer porque dispõe infra-estruturas na zona da praia fluvial.

© 2012 SaudadePortugal

Crie o seu site grátisWebnode